Ervas Medicinais
Boldo
Propriedades medicinais: Estimula as funções digestivas aumentando a secreção biliar e é diurético. Atua sobre o sistema nervoso ocasionando sono e leve torpor por ser também hipnótico. Segundo estudos de laboratórios, as folhas de boldo têm demonstrado seu poder curativo em diferentes patologias como problemas gastrointestinais, espasmos e dispepsia. A planta é usada na homeopatia no tratamento de desordens digestivas, como laxante, diurético e para todos os tipos de problemas hepáticos.
Erva-doce
- alivia cólicas causadas por gases
- combate diarréia e vómitos
Camomila
Na forma de chá, é considerada um relaxante, tranqüilizante natural, estimula o apetite, digestiva, elimina gases e combate a cólica. Existem outras indicações com efeito medicinal, mas é sempre importante a orientação de técnicos especialistas da área. Os efeitos medicinais das flores são conferidos pelo óleo essencial que contém principalmente chamazuleno e bizaboleno.
Maçã
A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.
A Maçã produz uma acção benéfica sobre o coração actuando de duas formas: pelo elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração. Também tem propriedades medicinais, ao ser suavemente usada como uma espécie de laxante, pois ajuda na eliminação das fezes.
Maracujá
Valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Possui valor ornamental, devido as suas belas flores. É rico em vitamina C , cálcio e fósforo.
Hortelã
Tem ação:
- carminativa
- eupéptica
- colagoga
- estomáquica
- anti-séptica
- antielmíntica
- antiespasmódica
- analgésica
- estimulante
- colerética
- diurética
- sedativa
- expectorante
É indicada
- fadiga geral
- anatomia digestiva, gastralgias
- cólicas, flatulências, vômitos durante a gravidez
- intoxicações de origem gastrintestinal
- palpitações, enxaquecas, tremores
- afecções hepáticas
- asma, bronquite crônica (favorece a expectoração)
- sinusite
- dores dentárias (bochechos)
- nevralgias faciais provocadas pelo frio
Mostarda em grão
Propriedades
Fonte de vitamina B3, fósforo, magnésio, manganês, ferro, cálcio.
O selênio encontrado na semente de mostarda é um mineral essencial para o organismo pois ajuda a neutralizar os efeitos do envelhecimento, estimula o sistema imunológico e intervém no funcionamento da glândula tireóide. Já o zinco estimula a atividade de mais de 100 enzimas, participa na cicatrização de ferimentos e amplia a percepção do paladar e olfato.
Recomendação
As propriedades da mostarda ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam na coagulação do sangue.
Adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.
tratamento de tosse, dor de cabeça e para aliviar a irritação, além de ser usado para aliviar o enjôo do mar. Apresenta, também, benefícios ao aparelho digestivo e atua contra cólicas intestinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário