Introdução

O blog "Emily Blew - Trabalhos Escolares" tem como função proporcionar a vocês seguidores todas as informações escolares necessárias.O blog oferece diversos trabalhos escolares de diversas matérias,já prontos e organizados,para facilitar e proporcionar praticidade às suas pesquisas.Divirtam-se e aproveitem!

Por:Emily A. Blew

sábado, 30 de abril de 2011

Consumismo

Consumistas
 
Entenda a cabeça dos adolescentes brasileiros e saiba o porquê de nossa nova geração consumir 47% a mais que os jovens americanos.
Matheus Evangelista
Os Jovens entre 15 e 22 anos de hoje não possuem apenas um sonho. Eles possuem vários. E quais são esses sonhos? Celulares? iPods? Carros?Cada um com sua expectativa e seu desejo mais íntimo. O simples fato de gastar já faz destes jovens uma espécie de consumidores mirins, que por incrível que pareça representa uma enorme parcela na economia nacional. Os números não erram e não há como negar: os jovens estão comprando mais a cada dia.

De acordo com a psicóloga Maura de Albanesi, o jovem ainda não sabe definir-se e por isso precisa pertencer a um grupo que, de certa forma passa a definir quem ele é. Pense em uma patricinha, um punk ou em um hippie. Isso explica o simples fato de compras desenfreadas e atitudes infantis quando o dinheiro está em pauta. Um dos maiores exemplos é a compra impulsiva, que depois de realizada traz o sentimento de culpa "Quando consigo achar e comprar o que quero, fico feliz e mais disposto. Mas se compro, só por comprar, acabo ficando com culpa e peso na consciência por ter gastado muito", revela Luigi Müller, 16 anos que se declara um comprador responsável e jura que só compra quando realmente precisa. Será?

"A roupa que o jovem veste deve ter uma etiqueta, uma marca forte e em evidência.
 É uma forma de mostrar status, de dizer como se vive, é assim que ele se identificará, e não se constrangerá tendo que dizer para os outros quem ele é, coisa que ele ainda não sabe" afirma Maura.  Mais um forte indicio de que a personalidade dos 'teenagers' ainda não esta pronta para encarar uma vida de verdade.

O desejo e a vontade de ter aquilo que o amigo possui também é um fator agravante na vida dos 'jovens consumidores', que reparam mais no que o outro está usando, e o julga e o rótula a partir destes emblemas. Não é de se espantar então que a vontade de compra dos jovens brasileiros seja maior que a dos americanos; segundo pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), 70% dos jovens brasileiros se interessam por compras, enquanto nos Estados Unidos o percentual é de apenas 33%.

Para a estudante Elisa Assumpção, de 17 anos, o fator compras não passa de um hábito cotidiano: "Costumo visitar lojas com mais freqüência quando estou com amigos e em promoções, vou ao supermercado todos os dias e tenho um péssimo hábito de comprar coisas caras, ainda mais sendo uma moradora do bairro Jardins em São Paulo", revela a compradora mirim, que já deixou em sua loja favorita R$1.232,00 em uma saia 'básica'.

Maura afirma ainda que o problema maior esta entre nós. "Na sociedade vale mais o que a pessoa tem do que quem ela é e por isso este consumismo desenfreado não pára nos adolescentes. Mas o mais interessante é que na adolescência este consumismo é mais adequado, porque eles estão buscando apenas a sua identidade, a questão que ecoa é: “Quem sou?".

Juntos são 28 milhões de brasileiros nessa faixa etária e movimentam aproximadamente 30 bilhões de reais por ano, possuindo o poder de influenciar os pais em compras desnecessárias como carros, roupas e aparelhos eletrônicos; chegando a um montante de mais de 92 bilhões em apenas 12 meses. E é nos muitos shoppings centers que essa nova geração faz a festa. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos-Marplan assustadores 37% dos jovens realizam suas compras em shoppings, contra apenas 33% dos adultos.

Os desejos não param de crescer e o poder de compra desses jovens também não. Elisa Assumpção viaja para o exterior duas vezes por ano e em ambas as viagens, as compras já vão pré-programadas: "Sou fã das marcas Prada, Miu Miu e Apple, então a cada viagem para fora do país pelo menos uma peça de roupa e um gadget eu tenho que trazer". 

Mas como contornar essa situação? Segundo Maura a solução do problema está mais próximo do que se imagina: "Quando o adolescente ingressar no mercado de trabalho irá verificar por si só que outras coisas lhe serão exigidas, além da aparência e do poder aquisitivo. Ter mais responsabilidades é uma delas e com isso o jovem vai descobrir as suas qualidades e aos poucos abandonar as etiquetas externas e as compras excessivas".

A insustentável sociedade de consumo
Lojas de departamentos de vários andares, shopping centers que oferecem todos os tipos de serviços, boutiques finas que servem champanhe aos clientes. Há décadas consumir deixou de ser um simples ato de subsistência para ser identificado com uma forma de lazer, de libertação e até mesmo de cidadania. Homens e mulheres são levados a consumir, mesmo sem necessidade, apenas pelo simples ato de comprar. Para alguns pesquisadores, consumir é indispensável para fazer a economia girar e os países se desenvolverem. Para outros, o consumo desenfreado é uma grave doença moderna.
O consumo é considerado, por alguns economistas, como a "mola propulsora" da economia mundial. Consumir geraria demanda, que por sua vez geraria maior produção por parte das indústrias, estimulando o surgimento de novos empregos, o aumento de salários e até mesmo o investimento em novas tecnologias para aprimorar a produção. Por muito tempo, essa foi uma corrente de pensamento econômico predominante nos países capitalistas.

Músicas Sobre O Consumismo


Auto-consumo(no label)


Anúncios publicitários
Que prometem felicidade
Quem sabe um computador
Em troca da dignidade

Você não vai ser lembrado
Se não for economicamente viável
A tv criou a moda
Só para manter o consumo

Sempre a te disser
Não há problema em si vender
Mas entenda meu irmão
É daí que vem a escravidão

2x Oooo hehe consumidores que se tornam produto
4x auto-consumo

Eles te compram
Eles te vendem
E não se importam
Com oque você sente

Vão disser para comprar
E parar de pensar
Zumbi consumidor
Oferé lucro ao seu opressor

Se você tiver um celular
As pessoas irão te amar
Vão usar sua insegurança
Pra te vender esperança

2x Oooo hehe consumidores que se tornam produto
4x auto-consumo

Você tem que ter um carro
Um alto salário para ser respeitado
Deixei de ser humano
Hoje sou uma conta de banco

Propaganda é lavagem cerebral
Não use o lado irracional
Não ousa o que dizem
Seja livre, seja livre

8x auto-consumo
4x seja livre


Burguesinha Seu Jorge
Vai no cabeleireiro
No esteticista
Malha o dia inteiro
Pinta de artista

Saca dinheiro
Vai de motorista
Com seu carro esporte
Vai zoar na pista

Final de semana
Na casa de praia
Só gastando grana
Na maior gandaia
Vai pra balada 
Dança bate estaca
Com a sua tribo
Até de madrugada


Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
Só no filé
Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
Tem o que quer
Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
Um croissant
Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha
Suquinho de maçã
Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha


Maria Antonieta-Capital Inicial

A MARIA ANTONIETA TROPICAL
NÃO ENTENDE GRANDE COISA MAIS NÃO FAZ MAL
UM CARRO NOVO E UMA CASA MAIOR
FAZ ELA ACREDITAR SER ALGUÉM MELHOR
ELA É SÓ UMA GAROTA MIMADA
COM AS ROUPAS CERTAS E AS IDÉIAS ERRADAS
UM GRANDE E RELUZENTE DIAMANTE
FAZ SEU CORAÇÃO PARAR POR UM INSTANTE
MIAMI É A TERRA PROMETIDA
TER SEMPRE MAIS DÁ SENTIDO À SUA VIDA
COMPRAR, COMPRAR
ATÉ O SOL APAGAR
COMPRAR, COMPRAR
VAI GASTAR DINHEIRO
ATÉ DESMAIAR
SUA PELE É PERFEITA, TUDO NO LUGAR
ELA QUER SER ELEITA A MAIS BONITA E POPULAR
NADA DE BEBIDAS, NADA DE FUMO
A SUA DROGA FAVORITA É MESMO O CONSUMO
ELA OLHA EM VOLTA MAS NÃO VÊ POBREZA
QUE OS OUTROS COMAM O QUE SOBRAR DE SUA MESA
UMA GRANDE MONTANHA DE RUBIS
É O SEU SONHO O QUE ELA SEMPRE QUIS
AS LOJAS DA CIDADE SÃO A TERRA PROMETIDA
TER SEMPRE MAIS DÁ SENTIDO À SUA VIDA
COMPRAR, COMPRAR
ATÉ O SOL APAGAR
COMPRAR, COMPRAR
VAI GASTAR DINHEIRO
ATÉ DESMAIAR
A NOSSA PRINCESA TROPICAL
DORMIU E PERDEU UMA HISTÓRIA VITAL
TALVEZ FOSSE BOM LHE CONTAR O FIM
DA MARIA ANTONIETA ORIGINAL
DA SORTE É MELHOR NÃO ABUSAR
É BOM MANTER A CABEÇA NO LUGAR
SILICONE, COLUNA SOCIAL
DARIA SUA VIDA PRÁ SAIR NO JORNAL
CINCO ESTRELAS, ESTAR NA TV
ELA SE ACHA MELHOR DO QUE VOCÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário